![]() |
Exemplo de relatório de partida gerado pelo Razer Game Assistant |
A Razer acaba de dar um passo ao futuro da indústria de jogos: o lançamento de suas ferramentas de desenvolvimento com inteligência artificial, agora disponíveis na infraestrutura da Amazon Web Services (AWS). A iniciativa marca uma nova fase para a empresa, que amplia o acesso as suas soluções para desenvolvedores no mundo inteiro.
Estima-se que existam mais de 3,3 bilhões de jogadores globalmente, e que o mercado de games alcance a impressionante cifra de US$ 424 bilhões nos próximos anos. Paralelamente, a inteligência artificial se torna um componente cada vez mais estratégico, transformando a forma como jogos são concebidos e testados.
As soluções da Razer incluem o Razer Game Assistant e o Razer QA Companion, ferramentas que integram o ecossistema WYVRN – uma plataforma de última geração voltada para desenvolvedores e baseada em IA.
O Razer Game Assistant, apresentado originalmente como Project AVA durante a CES 2025, utiliza IA generativa para oferecer suporte em tempo real ao jogador. A ferramenta é capaz de fornecer dicas durante partidas, análises de desempenho, insights sobre hardware e até relatórios detalhados pós-jogo. Tudo isso com personalização baseada no gênero do game, entregando uma experiência adaptada ao estilo de cada jogador.
Já o Razer QA Companion faz a rotina das equipes de controle de qualidade. Automatizado e alimentado por IA, o sistema identifica e registra bugs, falhas e gargalos de desempenho, liberando os testadores humanos para se concentrarem na jogabilidade em si. Compatível com engines como Unreal, Unity e soluções em C++, a ferramenta oferece modelos prontos para diferentes estilos de jogos, reduzindo o tempo de setup e acelerando o início dos testes.
A Razer também anunciou uma parceria estratégica com a Side, empresa global especializada em serviços para a indústria de games. Juntas, as companhias trabalham em soluções avançadas de testes automatizados, com o objetivo de reduzir drasticamente o tempo de desenvolvimento e melhorar a qualidade final dos jogos.
“Estamos muito animados para fortalecer nossa parceria com a AWS”, afirma Quyen Quach, vice-presidente de Software da Razer. “Ao combinar nossa capacidade de inovação com a escalabilidade da nuvem, oferecemos aos desenvolvedores ferramentas poderosas e acessíveis para aprimorar suas produções.”
As ferramentas foram desenvolvidas com o suporte do Amazon Bedrock, serviço de IA generativa da AWS, permitindo à Razer integrar modelos de forma eficiente e segura. Como soluções nativas em nuvem, tanto o Game Assistant quanto o QA Companion se beneficiam da escalabilidade e da infraestrutura robusta da AWS, acelerando o tempo de desenvolvimento e melhorando a entrega final dos produtos.
Gunish Chawla, diretor-geral da AWS para a região ASEAN, destacou o papel da IA no futuro da indústria: “A parceria com a Razer é um exemplo de como a nuvem e a inteligência artificial podem impulsionar a inovação nos estúdios de games, garantindo qualidade e beneficiando tanto os desenvolvedores quanto os jogadores.”
Comentários
Postar um comentário