Bebidas alcoólicas lideram retração no consumo fora do lar no 1º trimestre de 2025


Flavio Sartori

Estudo da Worldpanel destaca mudanças no comportamento da Geração Z e dos Baby Boomers (pessoas nascidas entre 1946 e 1964); refeições e lanches impulsionam alta em bares e restaurantes

O consumo de bebidas alcoólicas fora de casa registrou uma queda expressiva no primeiro trimestre de 2025. De acordo com o estudo Consumer Insights 2025, da Worldpanel, a categoria teve retração de 34% na penetração, liderando o movimento de redução de 24% nas ocasiões de consumo fora do lar.

Os dados revelam que o recuo foi impulsionado, principalmente, por dois grupos geracionais: a Geração Z e os Baby Boomers. Esses consumidores reduziram em 31% e 32%, respectivamente, a frequência em bares, restaurantes e outros pontos de consumo. Em contrapartida, categorias como água sem gás, café e sucos prontos para beber ganharam espaço entre os Millennials, com alta de 15,2% nas ocasiões de consumo — reflexo de um comportamento mais alinhado ao bem-estar.

Enquanto as bebidas alcoólicas perdem espaço, refeições e lanches se consolidam como os grandes protagonistas do consumo fora do lar, com aumento de 17,5% em penetração. Restaurantes, bares e vendedores ambulantes foram os principais beneficiados, registrando crescimento de 0,5%, 0,9% e 1,3% em número de unidades, respectivamente.

No geral, o consumo fora do lar apresenta sinais positivos no longo prazo, com alta de 7,8% na frequência de visitas e de 4,4% nas ocasiões de compra. No curto prazo, porém, o cenário ainda é de retração: as ocasiões de consumo caíram 20,9% e o volume médio por visita diminuiu 13,8%.

“Mesmo com a retomada da mobilidade e o aumento das visitas a bares e restaurantes, observamos um consumidor mais seletivo, que desprioriza algumas categorias e reorganiza o consumo de acordo com novas rotinas e prioridades”, analisa Manoel Paiva, gerente sênior de atendimento da Worldpanel.

O levantamento da Worldpanel acompanha o comportamento de consumo dos brasileiros em alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. O estudo sobre consumo fora de casa ouviu sete mil pessoas em sete regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

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