![]() |
divulgação |
O Jeep® CJ-2A completou 80 anos, marcando um capítulo fundamental na história da indústria automotiva e do estilo de vida off-road. Lançado em 1945 como o primeiro veículo civil da marca, o modelo estreou a icônica grade de sete fendas — símbolo que atravessou décadas e segue definindo a identidade visual da Jeep.
O CJ-2A inaugurou a família CJ (Civilian Jeep), que se estendeu até a década de 1980 e cuja essência permanece viva nos atuais Wrangler, Gladiator e Renegade.
Voltado inicialmente para uso no campo e na construção civil, o CJ-2A se destacou pela capacidade de adaptação. Podia receber acessórios como guincho, tomadas de força, assentos adicionais, cortador de grama, limpadores de para-brisa a vácuo e até aquecedor, transformando-o em um utilitário multifuncional.
Produzido em 215 mil unidades, mantinha o visual do pioneiro Willys MB, mas incorporava inovações, incluindo a caixa de transferência Spicer 18 e eixos Dana 25 (dianteiro) e Dana 23-2 (traseiro), reconhecidos pela durabilidade e desempenho em terrenos extremos.
O sucesso do CJ-2A abriu caminho para outros modelos que moldaram o universo off-road. Em 1949, chegou o CJ-3A, com melhorias estruturais, seguido pelo CJ-3B em 1953, que também foi produzido no Brasil pela Willys-Overland, em São Bernardo do Campo.
O CJ-5 (1957-1982) e o CJ-6 (1956-1975) receberam eixos mais robustos, freios maiores e bitola mais larga. A grande revolução veio em 1976 com o CJ-7, primeiro Jeep a oferecer transmissão automática, teto rígido moldado e portas de aço opcionais, além de entre-eixos maior e design renovado.
Comentários
Postar um comentário