 |
imagem divulgação |
Flavio Sartori
O programa Hackers do Bem, uma iniciativa para o desenvolvimento de profissionais em cibersegurança no Brasil, anunciou a abertura de 25 mil novas vagas para seus cursos de Nivelamento e Básico. Totalmente gratuita, a oportunidade é destinada a qualquer pessoa interessada em seguir carreira na área, com inscrições abertas desde 12 de setembro exclusivamente pelo site do programa. A ação busca preparar o país para os crescentes desafios de um mundo digitalmente conectado.
Desde seu lançamento em janeiro de 2024, o Hackers do Bem já certificou mais de 36 mil alunos, consolidando-se como uma das maiores iniciativas nacionais e internacionais de formação em cibersegurança. O programa é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Programa Prioritário em Informática (PPI) da Softex, e executado pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).
A formação é estruturada em cinco módulos ou “trilhas”: Nivelamento, Básico, Fundamental, Especialização e Residência (presencial). As aulas são oferecidas on-line, com atividades interativas organizadas pela Escola Superior de Redes (ESR), braço de capacitação da RNP.
Leandro Guimarães, diretor-adjunto da ESR, enfatiza a relevância da iniciativa: "O programa Hackers do Bem já se consolidou como uma das maiores iniciativas nacionais e internacionais de formação em cibersegurança. Os resultados até aqui demonstram o impacto positivo e a relevância da iniciativa para o fortalecimento das competências digitais no Brasil. Esse sucesso permitiu a abertura de novas vagas, ampliando o acesso de jovens e profissionais às oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho em cibersegurança. Seguimos firmes no compromisso de fortalecer a segurança digital no país e preparar talentos para um futuro mais seguro e conectado."
As novas vagas são especificamente para os módulos de Nivelamento, com 80 horas de duração, e Básico, com 64 horas. No curso de Nivelamento, os participantes terão uma introdução à cibersegurança, aprendendo sobre componentes de hardware, funcionamento da internet, elementos de rede e conceitos de lógica de programação.
Já o curso Básico aprofundará em temas como computação em nuvem, conceitos de desenvolvimento, identificação de ameaças cibernéticas, vulnerabilidades digitais, ferramentas de segurança (como criptografia) e elementos de governança, risco e compliance.
Ao final dos cursos, os participantes receberão um certificado e terão acesso ao Hub Hackers do Bem. Este espaço virtual conecta especialistas, entusiastas e empresas, promovendo a troca de conhecimento, o desenvolvimento de projetos, networking e capacitação técnica, auxiliando os estudantes no avanço de suas carreiras.
Para dúvidas e mais informações, os interessados podem contatar o Service Desk da RNP pelo telefone/WhatsApp: 0800 722 0216 ou pelo e-mail: atendimento@rnp.br.
Comentários
Postar um comentário