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imagem divulgação |
Uma pesquisa realizada pelo Reclame AQUI, revela um cenário preocupante às vésperas da Black Friday: 63% dos consumidores brasileiros não conseguem identificar golpes que utilizam Inteligência Artificial (IA). O levantamento, que entrevistou mais de 3,3 mil pessoas em agosto, destaca a crescente vulnerabilidade dos consumidores frente ao que a plataforma denomina "Golpe 3.0".
O estudo faz parte do e-book "Black Friday na era da Inteligência Artificial". O guia oferece dados, recomendações e boas práticas para que as marcas possam fortalecer suas defesas contra as novas ameaças digitais.
Edu Neves, CEO e cofundador do Reclame AQUI, enfatizou a importância da IA como ferramenta para os consumidores, alertando que "Quem não estiver servindo a esse ecossistema, fazendo bom uso desse recurso, vai estar desconectado. Ser lembrado como marca será cada vez mais importante".
Reclame AQUI traça a evolução da data, da "Black Fraude" à era da confiança digital. A pesquisa aponta um consumidor mais atento e proativo, mas ainda suscetível a golpes sofisticados. Entre os principais dados, destacam-se:
Comportamento do Consumidor na Black Friday (Reclame AQUI) |
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O guia propõe 10 passos estratégicos para as marcas se destacarem, focando em transparência, preparo logístico, atendimento ágil, presença ativa na plataforma e uso ético de dados. Os golpes com IA estão cada vez mais avançados, utilizando deepfakes, vozes clonadas e anúncios falsos.
O cenário exige que consumidores e empresas estejam em constante alerta e atualização para navegar com segurança no ambiente digital, especialmente em períodos de grande volume de transações como a Black Friday.
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