Bancos realizam mutirão nacional em novembro para renegociar dívidas em atraso

imagem divulgação

Flavio Sartori

A partir de 1º de novembro, começa o tradicional Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com o apoio do Banco Central, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país. A iniciativa, que se estende por todo o mês, tem como objetivo ajudar consumidores endividados a renegociar dívidas bancárias em atraso com condições facilitadas, como descontos, parcelamentos e taxas de juros reduzidas.

Mais de 160 instituições financeiras participam da ação, que permite negociar débitos de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades — desde que as dívidas não tenham bens em garantia, como veículos ou imóveis, nem estejam prescritas.

As negociações podem ser feitas diretamente com os bancos participantes, em seus canais oficiais, ou por meio do portal Consumidor.gov.br, serviço público gratuito que conecta consumidores e empresas. Para participar pelo site, é necessário ter conta Prata ou Ouro. Também será possível buscar atendimento presencial nos Procons que aderirem ao mutirão, especialmente para casos de superendividamento, que exigem análise individual e apoio para elaboração de um plano de pagamento.

“O Mutirão faz parte do calendário permanente dos bancos e acontece desde 2019. Na última edição, em março deste ano, mais de 1,4 milhão de contratos foram repactuados”, destaca Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban. “Além de trazer alívio financeiro, a ação também previne o superendividamento e reforça a importância da educação financeira”, completa.

Todas as informações sobre o mutirão — incluindo a lista completa de instituições participantes e os canais de negociação — estão disponíveis no portal Meu Bolso em Dia, da Febraban.

Para aderir, o consumidor pode:

  • Entrar diretamente no canal digital do seu banco, ou

  • Cadastrar-se no site Consumidor.gov.br, selecionar a instituição e seguir as orientações. As empresas têm até 10 dias para responder à solicitação.

Qualquer pessoa com dívidas em atraso com bancos ou financeiras pode participar, desde que o contrato não envolva bens em garantia. O consumidor pode consultar suas pendências acessando o Registrato, sistema do Banco Central que mostra empréstimos, financiamentos e dívidas registradas em seu nome.

Quem possui dívidas não bancárias também poderá aproveitar o período para negociar. Paralelamente, a Serasa promove o Feirão Limpa Nome, que oferece descontos em débitos com empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias e universidades. As negociações podem ser feitas pelo site da Serasa ou em agências dos Correios participantes.

Comentários