EDP e McDonald’s fecham parceria para levar energia solar a mais de 150 restaurantes no Sul e Sudeste
Usina Novo Oriente - divulgação
A EDP e 38 franqueados McDonald’s firmaram um contrato de autoprodução de energia solar que garantirá o fornecimento de 7 MWm por 12 anos, beneficiando 156 unidades da rede no Sudeste e Sul do país. O acordo inclui restaurantes, cafés e quiosques localizados em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A energia é gerada na Usina Novo Oriente, o maior complexo solar fotovoltaico do estado de São Paulo, localizado em Ilha Solteira. Com capacidade instalada de 254 MWac, o parque conta com mais de 558 mil módulos solares e 82 inversores, produzindo energia suficiente para abastecer cerca de 375 mil residências por mês. O fornecimento aos restaurantes começou em janeiro deste ano.
Além do fornecimento de energia limpa, o contrato prevê a emissão de mais de 61 mil certificados de energia renovável (I-RECs) por ano, comprovando a origem sustentável da energia e evitando a emissão de cerca de 3 mil toneladas de CO₂ anualmente.
A parceria amplia a relação entre EDP e McDonald’s. Desde 2021, a empresa de energia atua na migração das unidades franqueadas para o mercado livre e já havia construído três usinas de geração distribuída — uma em Cotia (SP) e duas em Rio Paranaíba (MG) — com capacidade total de 6,6 MWp, voltadas para 35 restaurantes próprios da rede.
“A energia é fundamental para a descarbonização da economia. Queremos contribuir para que outras empresas avancem em suas estratégias de sustentabilidade e descarbonização”, afirma Alexandre Cera, diretor de Soluções para Clientes em Geração Centralizada da EDP América do Sul.
A EDP tem a meta de se tornar neutra em carbono até 2040 e aposta nas fontes renováveis como um dos pilares de crescimento no Brasil.
“A parceria com a EDP reforça nosso compromisso com um futuro mais sustentável. Além de reduzir impactos ambientais, traz eficiência e valor aos franqueados, inspirando o setor a seguir por um caminho mais responsável e inovador”, destaca Rogério Barreira, presidente da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
A Arcos Dorados, operadora do McDonald’s na América Latina, também avança em sua plataforma ESG, Receita do Futuro, com foco em sustentabilidade e corresponsabilidade com parceiros. Atualmente, 96% da energia consumida nos restaurantes próprios da companhia no Brasil já vem de fontes renováveis — mais de 600 unidades operam por meio do Mercado Livre de Energia e da geração distribuída.
Comentários
Postar um comentário