Empresas brasileiras mantêm otimismo e 53% planejam contratar no último trimestre de 2025

divulgação

Flavio Sartori

O mercado de trabalho brasileiro deve encerrar o ano em ritmo aquecido, de acordo com a Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q4 2025, realizada pelo Manpower Group, 53% das empresas do país pretendem contratar mais profissionais entre outubro e dezembro. O estudo, que mede trimestralmente as intenções de contratação em 42 países, mostra o Brasil ocupando a 3ª posição no ranking global de otimismo empregador.

A Expectativa Líquida de Emprego — que resulta da diferença entre empresas que planejam contratar e aquelas que planejam reduzir seus quadros — ficou em 36%, três pontos percentuais acima do trimestre anterior (33%).

O setor de Finanças & Imobiliário lidera o índice de intenção de contratação, com 46% das empresas prevendo aumento de equipe — um salto de 16 pontos percentuais em relação ao trimestre passado. Em seguida aparecem os setores de Transporte, Logística & Automotivo (42%) e Tecnologia da Informação (41%), refletindo o avanço das operações digitais e a necessidade de novas competências técnicas.

Em nível regional, a cidade de São Paulo registra uma forte recuperação, com 42% das empresas projetando contratações, contra 32% no trimestre anterior. Paraná (41%) e Minas Gerais (39%) também apresentam perspectivas positivas.

Entre os motivos mais citados para o aumento no quadro de colaboradores estão o crescimento dos negócios (42%) e a necessidade de expertise tecnológica (31%). Já entre as empresas que planejam reduzir a equipe, as principais razões são a incerteza econômica (35%), mudanças de mercado (29%) e reestruturação organizacional (27%). Além disso, 22% dos empregadores mencionaram a automação como um fator de diminuição de vagas.

Apesar dos desafios e incertezas macroeconômicas, as empresas estão buscando talentos e com expectativas positivas, o que abre oportunidades para os profissionais aprimorarem suas habilidades e se tornarem mais competitivos. O cenário indica que as competências tecnológicas combinadas às habilidades comportamentais serão um grande diferencial nessa era de adaptação e inovação”, destaca Nilson Pereira, Country Manager do ManpowerGroup Brasil.

No panorama mundial, 38% das empresas planejam contratar, 15% pretendem reduzir e 45% não esperam mudanças no quadro, resultando em uma Expectativa Líquida de 23% — ligeiramente inferior ao trimestre anterior (24%). As melhores projeções foram registradas na Ásia-Pacífico (30%), seguida das Américas (25%) e da Europa e Oriente Médio (18%).

À frente do Brasil, apenas os Emirados Árabes Unidos (45%) e a Índia (40%) apresentam intenções de contratação mais fortes. Em contrapartida, países como Argentina (5%) e Hong Kong (6%) demonstram menor otimismo.

A Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup é considerada um dos principais indicadores globais de tendências do mercado de trabalho. No levantamento mais recente, foram entrevistados 40.533 empregadores de 42 países e territórios. No Brasil, participaram 1.050 empresas de diferentes portes e segmentos.

Os resultados completos da edição Q4 2025 podem ser acessados no site do ManpowerGroup. A próxima edição do estudo será divulgada em dezembro, com as projeções de contratação para o primeiro trimestre de 2026.

Comentários