![]() |
| imagem gerada por IA |
Milhões de brasileiros terão uma nova oportunidade para renegociar suas dívidas bancárias e buscar o reequilíbrio financeiro. Começa amanhã, 1º de novembro, o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma iniciativa que se estenderá por todo o mês, até o dia 30 de novembro.
A ação é fruto de uma colaboração entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central do Brasil (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país. O objetivo central é auxiliar o consumidor a negociar débitos em atraso e, simultaneamente, promover a educação financeira.
Com a participação de mais de 160 instituições financeiras, o mutirão abrange diversas modalidades de crédito. Os consumidores poderão negociar dívidas em atraso de cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras operações de crédito, desde que não possuam bens dados em garantia e não estejam prescritas.
Os bancos participantes estão empenhados em oferecer condições especiais, que incluem:
•Descontos no valor total da dívida.
•Parcelamento estendido.
•Taxas de juros reduzidas para refinanciamento.
As condições exatas de negociação variam de acordo com a política de crédito de cada instituição.
"Os bancos estão empenhados em ofertar condições especiais para a negociação de dívidas em atraso e contribuir para a recuperação financeira do consumidor. A mobilização nacional propicia ao consumidor planejar o quanto tem de dívidas em atraso e o quanto sobra de dinheiro para negociar com a instituição credora. Também traz conteúdo relevante de orientação financeira," afirma Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.
Para participar, o consumidor tem duas principais vias de negociação:
1.Canais Oficiais dos Bancos: Negociação direta com a instituição credora por meio de seus canais de atendimento.
2.Portal Consumidor.gov.br: Utilizando a plataforma, é necessário ter conta Prata ou Ouro para acessar o serviço.
Todas as informações detalhadas sobre o mutirão, incluindo a lista completa de instituições participantes e seus canais de negociação, estão disponíveis no portal Meu Bolso em Dia Febraban.
Para uma visão completa de suas obrigações financeiras, o consumidor pode consultar suas dívidas no Registrato, sistema do Banco Central. Por meio dele, é possível acessar o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que lista os débitos perante as instituições financeiras.
Coincidindo com o mutirão bancário, a Serasa promove o seu Feirão Serasa Limpa Nome, oferecendo a oportunidade de quitar dívidas não bancárias (como as contraídas com varejo, telecomunicações e concessionárias) com descontos. A negociação com a Serasa pode ser feita online ou em agências dos Correios participantes.
A Febraban também reforça seu compromisso com a educação financeira, destacando o portal Meu Bolso em Dia. Lançada em 2021 em cooperação com o Banco Central, a plataforma digital e interativa oferece:
•Recursos educacionais digitais e interativos.
•Trilhas personalizadas de aprendizagem com uso de inteligência artificial.
•Ferramentas de planejamento financeiro pessoal e familiar.
O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira é realizado duas vezes ao ano (em março e novembro) e faz parte do acordo de cooperação técnica assinado entre a Febraban e o Banco Central para desenvolver ações coordenadas de educação financeira e prevenir o endividamento de risco.

Comentários
Postar um comentário