![]() |
| imagem divulgação |
A Siemens Digital Industries Software anunciou as mais recentes atualizações do seu software de design Solid Edge Designcenter 2026, introduzindo recursos avançados de Inteligência Artificial (IA) e aprimoramentos significativos na produtividade e integração com a nuvem. O objetivo é permitir que equipes de engenharia e projeto trabalhem de forma mais rápida, inteligente e colaborativa.
As principais inovações da versão 2026 incluem:
- Automação com IA: A IA está sendo usada para transformar fluxos de trabalho. O novo recurso Magnetic Snap Assembly acelera a montagem de componentes aplicando restrições automaticamente. Além disso, o recurso de desenhos automáticos utiliza IA para gerar até 80% das visualizações de desenho 2D com entrada mínima de dados. O Design Copilot, um chatbot de IA conversacional, oferece suporte em tempo real e com reconhecimento de contexto diretamente no ambiente de projeto.
- Produtividade e Documentação: Melhorias em montagem e chapas metálicas simplificam a reutilização e a preparação para fabricação. Recursos como tabelas de revisão nativas e tolerância automática de furos aumentam a precisão da documentação e a conformidade.
- Experiência do Usuário e Nuvem: Uma experiência de usuário modernizada, com novo tema escuro e ícones SVG, reduz a fadiga visual. A sincronização das configurações na nuvem garante consistência em todos os dispositivos. O Designcenter X Solid Edge complementa o desktop com funcionalidade SaaS híbrida, levando o poder do design avançado para fluxos de trabalho móveis e na nuvem, com licenciamento flexível baseado em valor.
John Miller, vice-presidente sênior de soluções para Mainstream Engineering da Siemens Digital Industries Software, destacou que a combinação de automação robusta com IA e fluxos de trabalho flexíveis na nuvem ajudará os clientes a acelerar a inovação e reduzir a complexidade.
A empresa brasileira Siltomac, que utiliza o Solid Edge para projetar equipamentos de automação para nutrição animal, já está usando as novas funcionalidades.
Mariana Rodrigues, diretora de operações da Siltomac, expressou entusiasmo com a versão 2026, enfatizando como a colaboração contínua é fundamental em seu mercado. Ela citou o Designcenter X Solid Edge na nuvem como um facilitador para que a equipe acesse os projetos mais recentes a qualquer hora e em qualquer lugar.
"Devido à complexidade do nosso equipamento, que possui milhares de peças, a redução de tempo nos projetos de montagem é impressionante. O novo recurso Magnetic Snap baseado em IA pode acelerar significativamente os projetos de montagem. Isso quer dizer que nossos engenheiros podem concluir o projeto de forma mais rápida e acelerar o início dos testes, atendendo às necessidades dos clientes com mais rapidez para nos mantermos à frente da concorrência.", afirma Mariana Rodrigues
O novo comando *Walkthrough* também foi mencionado por transformar a apresentação de projetos, oferecendo exibições visuais imersivas que facilitam a compreensão por clientes e outras equipes.
As atualizações do Solid Edge 2026 e a introdução do Designcenter X Solid Edge representam um avanço significativo na democratização de ferramentas de engenharia avançadas, tornando o design industrial mais acessível, inteligente e conectado.

Comentários
Postar um comentário