Quarta-feira se consolida como o dia de maior consumo de refeições fora do lar com o avanço do trabalho híbrido

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Flavio Sartori 

O modelo de trabalho híbrido está redefinindo os hábitos de consumo de alimentação fora do lar no Brasil. Um estudo recente, conduzido pela Pluxee em parceria com a Abrasel, revela uma mudança significativa na dinâmica semanal, com a quarta-feira emergindo como o principal dia para refeições presenciais.

De acordo com o levantamento, a quarta-feira concentra 21,54% do volume total de consumo e registra o maior valor médio gasto, atingindo R$ 40,46. Este dia também apresentou o maior crescimento percentual no consumo (39,34%) e nas transações (6,34%) em comparação com a média dos anos anteriores.

Antonio Alberto Aguiar (Tombé), Diretor Executivo de Estabelecimentos da Pluxee, explica que os dados refletem a concentração da presença física nos escritórios entre terça e quinta-feira, um fenômeno conhecido como modelo “TQQ” (terça, quarta e quinta). "A concentração de presença física nos escritórios entre terça e quinta-feira transformou o meio da semana em um ponto de alta demanda por refeições presenciais", afirma. Essa tendência é corroborada por dados da Deskbee, que indicam que 65% das reservas de estações de trabalho ocorrem às quartas e quintas-feiras.

A terça-feira também se mantém como um dia de destaque, com um valor médio de consumo de R$ 38,97. Em contrapartida, as segundas e sextas-feiras registram menor movimentação, o que é atribuído à prevalência do trabalho remoto. No entanto, o ticket médio nesses dias é notavelmente mais alto: R$ 39,34 às segundas e R$ 44,99 às sextas.
Para Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, o pico de gasto na sexta-feira está ligado a momentos de socialização e indulgência, como almoços de colegas de trabalho e happy hours. "O comportamento de consumo, porém, é dinâmico e segue se ajustando ao ritmo do trabalho híbrido. Já observamos sinais de reequilíbrio: com mais empresas revendo o home office, o fluxo tende a se redistribuir ao longo da semana", avalia Solmucci.

Apesar da retomada do protagonismo das regiões empresariais nos dias de maior presencialidade, Tombé, da Pluxee, ressalta que as transformações da pandemia descentralizaram o uso do benefício refeição, fortalecendo também o consumo em bairros residenciais. O cenário atual, portanto, é de um consumo mais estratégico e concentrado nos dias de ida ao escritório.

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