![]() |
| imagem do site |
A Visa Inc. anunciou o lançamento do Protocolo de Agente Confiável (Trusted Agent Protocol - TAP), uma estrutura fundamental para o comércio agêntico que visa garantir a comunicação segura e confiável entre agentes de Inteligência Artificial (IA) e comerciantes durante as transações. O protocolo chega em um momento crucial, marcado por um aumento de 4.700% no tráfego baseado em IA para sites de varejo nos Estados Unidos no último ano, onde 85% dos compradores relataram uma melhoria na experiência de compra com o uso da tecnologia.
O TAP foi desenvolvido para endereçar os desafios únicos que a ascensão do comércio com IA apresenta aos comerciantes. Com a IA cada vez mais apta a pesquisar, comparar e efetuar pagamentos em nome dos consumidores, os vendedores enfrentam problemas como o bloqueio indevido de transações legítimas por sistemas de detecção de bots e a dificuldade em manter a visibilidade do consumidor por trás do agente.
O novo protocolo permite que agentes aprovados transmitam informações críticas aos comerciantes de forma segura, diferenciando a automação confiável da maliciosa. A Visa desenvolveu o TAP em colaboração com a Cloudflare e com o apoio de parceiros estratégicos como Adyen, Microsoft, Shopify e Stripe.
Jack Forestell, Diretor de Estratégia e Produtos da Visa, enfatizou a responsabilidade do sistema de pagamentos em garantir que os vendedores possam confiar nos agentes de IA. "Nosso novo protocolo de agentes está focado na criação de funcionalidade 'sem código' para que os comerciantes identifiquem com segurança os agentes com intenção de comprar, além de oferecer uma melhor experiência personalizada em pagamentos para seus usuários conhecidos", afirmou.
O Protocolo de Agente Confiável inclui especificações que utilizam assinaturas criptográficas específicas de agentes para transmitir informações essenciais, como:
•Intenção do Agente: Uma indicação clara de que o agente é confiável e tem a intenção de acessar detalhes de um produto ou efetuar uma compra.
•Reconhecimento do Consumidor: Dados que indicam se o consumidor já possui uma conta ou interagiu anteriormente com o comerciante.
•Informações de Pagamento: Opção para o agente transmitir dados de pagamento para corroborar o método preferencial de checkout.
Construído utilizando o padrão básico de Assinatura de Mensagem HTTP e alinhado com a Web Both Auth, o TAP foi projetado para a interoperabilidade, com a Visa comprometida em se alinhar com órgãos de padrões globais como IETF, OpenID Foundation e EMVCo, visando complementar outros protocolos de comércio agêntico. O protocolo já está disponível no Visa Developer Center e no GitHub.
Stephanie Cohen, Diretora de Estratégia da Cloudflare, destacou a importância da colaboração: "Nosso trabalho com a Visa no Protocolo de Agente Confiável é um passo vital na construção das proteções de segurança necessárias para esse novo sistema."

Comentários
Postar um comentário