![]() |
| imagem gerada por IA |
A BYD consolidou sua posição de destaque no mercado automotivo brasileiro ao figurar, pelo segundo mês consecutivo, entre as cinco marcas de carros de passeio mais vendidas do país em janeiro de 2026. Com um crescimento expressivo e liderança absoluta no segmento de veículos eletrificados, a empresa demonstra que a eletrificação da mobilidade já é uma realidade no Brasil.
Em um cenário de apenas quatro anos de atuação no mercado nacional, a BYD registrou um volume total de 9.801 veículos emplacados em janeiro, representando um aumento de 48,93% em comparação ao mesmo período de 2025. Esse desempenho não apenas a mantém no top 5 geral, mas também a coloca como a segunda marca mais vendida no varejo, com 10,75% de market share de automóveis.
O grande diferencial da BYD reside em sua hegemonia no setor de eletrificados. A empresa é líder incontestável nos segmentos de carros de passeio 100% elétricos e híbridos, respondendo por 62,37% e 24,44% das vendas, respectivamente. Os números impressionam: em janeiro, a BYD vendeu uma média de 466 carros eletrificados por dia útil, o equivalente a 20 veículos por hora.
Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD Brasil e head comercial e de marketing da BYD Auto, enfatiza a relevância desse avanço. "A BYD já mostrou que não veio apenas para liderar o mercado de eletrificados, mas para comandar uma revolução que já estamos vendo acontecer. O consumidor brasileiro é extremamente exigente, e nos destacamos porque chegamos para resolver uma dor real do mercado. Em um cenário cada vez mais competitivo, nos desafiamos diariamente a evoluir e avançar de forma contínua, oferecendo uma alternativa que reúne alta tecnologia embarcada e design, sem deixar de ser acessível", declara Baldy. Ele complementa: "Enquanto, para muitas montadoras tradicionais, a eletrificação ainda é tratada como uma promessa para o futuro, a BYD demonstra, na prática, que ela já é o presente. Não por acaso, em janeiro, registramos a venda média de 466 veículos por dia útil no Brasil."
O crescimento da BYD transcende a "bolha dos eletrificados", colocando-a em competição direta com montadoras tradicionais que atuam há décadas no Brasil com veículos a combustão. A participação de mercado da BYD saltou de 5,25% (8ª posição) para 7,80% (5ª posição) em apenas 12 meses, um indicativo claro da eficácia de sua estratégia de expansão e do impacto na transformação da mobilidade no país.
Regionalmente, a BYD também celebra conquistas significativas. Em janeiro, a marca foi líder de vendas no varejo em capitais como Salvador e Maceió, e em importantes polos regionais como Mossoró (RN), Petrolina (PE) e Vitória da Conquista (BA). Além disso, alcançou a segunda posição em todo o estado de Alagoas, Brasília e São Luís, e o terceiro lugar na Bahia e no Rio de Janeiro.

Comentários
Postar um comentário