Mais da metade dos brasileiros adere a fintechs e bancos digitais, aponta estudo

imagem gerada por IA

Flavio Sartori 

Uma pesquisa recente da TransUnion, empresa global de insights de dados, revela uma mudança significativa no cenário bancário brasileiro: 55% dos consumidores já são clientes de bancos digitais, fintechs ou provedores de pagamento do tipo "compre agora, pague depois" (BNPL).

O estudo, intitulado Consumer Pulse, destaca que a experiência do cliente e a inovação são os principais atrativos para as fintechs, que conquistaram uma base de clientes fiel, com 42% dos usuários mantendo um relacionamento com essas instituições por mais de três anos. A confiança é um fator-chave, com 63% dos entrevistados dispostos a contratar novos produtos financeiros, como empréstimos e cartões de crédito, de seus provedores digitais atuais.

Apesar da ascensão das fintechs, os bancos tradicionais ainda detêm uma parcela importante do mercado. Cerca de 29% dos consumidores afirmaram que preferem solicitar novos empréstimos digitais em instituições onde já possuem contas ou outros produtos financeiros, valorizando a confiança e o relacionamento de longo prazo.

"O desafio de ambos agora é equilibrar tecnologia e proximidade para atender às expectativas do consumidor brasileiro e garantir a primazia do relacionamento bancário", analisa Helena Leite, especialista de mercado do setor bancário da TransUnion Brasil.

O estudo também aponta para uma diversificação nas fontes de crédito. Quarenta por cento dos entrevistados utilizam ou já utilizaram cartões de crédito de varejistas, uma tendência particularmente forte entre a Geração Z, cujo uso cresceu de 38% para 43% entre o final de 2024 e o final de 2025. Além disso, 21% dos consumidores já realizaram compras parceladas diretamente com varejistas.

A pesquisa Consumer Pulse foi realizada entre 25 de setembro e 7 de outubro de 2025, com 999 adultos residentes no Brasil, por meio de um painel online. A margem de erro é de ±3,1 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Comentários